terça-feira, 2 de agosto de 2011

A apresentação oral dos trabalhos científicos - Virgínia Maria Antunes de Jesus e Rosana Morais Weg


JESUS, Virgínia Maria Antunes de; WEG, Rosana Morais. A apresentação oral dos trabalhos científicos. in O texto científico – como fazer projetos, artigos, relatórios, memoriais, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses e participar de eventos científicos. São Paulo: Cia dos livros, 2010.
"A apresentação escrita do trabalho acadêmico é uma das formas de execução do projeto. Uma outra forma é a apresentação oral. A apresentação oral, em geral, sucede à apresentação escrita. É o caso das dissertações e teses que são apresentadas a uma comissão examinadora. Em outros casos, a apresentação escrita pode ser dispensada, como em seminários de disciplinas ou palestras.
A preparação e a execução da apresentação oral devem ter o mesmo rigor que foi dedicado ao texto escrito. Uma apresentação oral mal preparada pode colocar em risco a qualidade do trabalho de pesquisa desenvolvido durante longo período.
Apresentação oral é o momento em que seu trabalho científico é divulgado para uma audiência. Atualmente, o apresentador, além de seus recursos naturais - corporal, gestual e voz - conta com auxílios tecnológicos audiovisuais, como projeção de slides, vídeos, acompanhamento sonoro e acesso à internet."

Leia o excerto na íntegra (autorizado pelas autoras), disponível na seção Metodologia do Acervo Digital.



Nenhum comentário:

Postar um comentário